O que é Bruxismo e quais são os seus sintomas?

26 out 2017

O que é Bruxismo e quais são os seus sintomas?

Você deve conhecer, ao menos, alguém que convive com o bruxismo: uma ação involuntária, que desgasta os dentes e acaba causando muita dor. O bruxismo é um hábito parafuncional em que a pessoa desliza, aperta ou bate os dentes, principalmente à noite. Normalmente quem tem bruxismo noturno, aperta e range os dentes enquanto aqueles que têm bruxismo diurno, apertam.

O primeiro sinal que costuma ser notado é o desgaste dos dentes, que ficam mais retos e menores. Outros sintomas variam de dores de cabeça, dor na musculatura da mastigação, fratura dos dentes, problemas de canal ou até disfunções na ATM.

• Como saber se sofro com isso ou não?

Por ser um hábito inconsciente, você pode acabar por não perceber que está fazendo isso, até que seu companheiro(a) comente que você faz um som de ranger os dentes durante à noite, ou perceber, que ao acordar, tem sensação de cansaço nos músculos da mastigação. Mas para os casos de outras pessoas, o bruxismo pode ser diagnosticado fazendo um exame dental rotineiro, dessa forma, descobrem se seus dentes estão desgastados ou o esmalte de seu dente está rachado.

• Como o bruxismo é tratado?

O tratamento adequado dependerá do que está causando o problema. Seu dentista irá estudar o seu caso a fundo, lhe ajudando a determinar a fonte potencial do seu bruxismo. Com base nos danos causados aos seus dentes e a causa provável, seu dentista poderá lhe sugerir as seguintes opções:

• O uso de um dispositivo durante sua noite de sono:

É feito sob medida pelo dentista de forma a se ajustar adequadamente nos dentes, esse dispositivo se encaixa sobre os dentes superiores e os protege do contato com os dentes inferiores. O dispositivo não é uma cura, é um modo de lidar com o bruxismo.

• Encontrando meios de relaxamento:

A tensão do dia-a-dia é um dos fatores principais do bruxismo, e não importa o que seja que diminua a tensão, pode contribuir para o tratamento, ou seja, ler um livro, ouvir música, tomar um banho, fazer um passeio.. no geral, procurar uma terapia auxiliará no aprendizado de meios eficazes de controlar situações desgastantes/estressantes.

• Diminuindo a exposição de um ou mais dentes para igualar sua mordida:

Uma mordida anormal, no qual os dentes não se ajustam bem, também pode ser corrigido com restaurações, ortodontia ou coroas.

Tem alguma dúvida ou quer agendar uma avaliação? Agende aqui ou através do nosso WhatsApp: (+55 42) 9951-1555